Na eleição, realizada em 12 de dezembro, o procurador Rodrigo Medeiros foi eleito vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) para o […]
Na eleição, realizada em 12 de dezembro, o procurador Rodrigo Medeiros foi eleito vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) para o biênio 2025-2026. Os associados também elegeram Marcílio Barenco Corrêa de Mello, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG), como seu novo presidente.
Em seu discurso de posse, Barenco expressou gratidão pela confiança depositada pelos Procuradores do MPC brasileiro e destacou a importância do apoio dos associados. Ele enfatizou a necessidade de um diálogo contínuo e colaborativo com todos os órgãos e carreiras que compõem o sistema de controle de contas no Brasil, afirmando: “Conto com o apoio de cada associado no diálogo permanente de interesses classistas, institucionais e com todos os órgãos e carreiras que compõem o sistema de controle de contas brasileiro. Sigamos juntos e mais fortes!”
O atual presidente, João Augusto Bandeira de Mello, que também é procurador-geral do MPC/SE, manifestou seu apoio ao novo presidente, comprometendo-se a auxiliar no processo de transição. Em seu discurso de despedida, Bandeira de Mello agradeceu o apoio recebido durante seu mandato e parabenizou Marcílio Barenco, destacando sua experiência ministerial e no controle externo. “Tenho a convicção de que os próximos dois anos renderão frutos imensuráveis para a AMPCON”, declarou.
A composição completa da nova Diretoria é a seguinte:
Com a nova liderança, a Ampcon se prepara para enfrentar os desafios futuros, buscando fortalecer ainda mais o papel do Ministério Público de Contas no Brasil.