MPTCU participa do XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas

Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas

Receba as novidades do MPTCU diretamente em seu e-mail:

O XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas foi realizado entre os dias 14 e 16 de agosto em Aracaju, Sergipe. O evento reuniu procuradores, conselheiros, auditores de controle externo e representantes da sociedade para discutir temas relevantes para a atuação do órgão, como educação, primeira infância, igualdade de gênero, acessibilidade e meio ambiente. Organizado pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), o fórum teve como tema central “O nosso trabalho transformando vidas”. 

Durante o fórum, diversos palestrantes compartilharam suas experiências e conhecimentos. Entre os destaques, a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, abordou o impacto dos recursos do FUNDEB na educação. Já o procurador do MPC-RS, Geraldo Costa da Camino, e o procurador do MPC-AM, Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, discutiram a importância da prevenção de desastres e gestão climática.

Momento AMPCON

Como evento preparatório para o fórum os procuradores se reuniram para discutir a atuação dos MPC’s e compartilhar experiências. O procurador Rodrigo Medeiros, do MPTCU, contribuiu com uma palestra sobre a experiência internacional na análise da qualidade do gasto público. Ele destacou práticas observadas em países como França, Portugal, Grécia e Marrocos, ressaltando a importância de adaptar essas experiências ao contexto brasileiro. Segundo Medeiros, o intercâmbio de informações e práticas bem-sucedidas fortalece o controle externo e a gestão pública no Brasil.

IV Encontro de profissionais de comunicação dos MPC’s 

Em paralelo ao evento aconteceu o encontro de profissionais de comunicação dos Ministérios Públicos de Contas. O MPTCU esteve presente e contribuiu na oficina de produção de conteúdos para mídias sociais organizada pelo MPC-SE.

O evento foi encerrado com reflexões sobre a importância das políticas públicas e o papel do controle externo na construção de uma sociedade mais justa. O presidente da Ampcon, João Augusto Bandeira de Mello, enfatizou que o fórum foi um espaço de troca de conhecimentos e experiências, reforçando o compromisso dos órgãos de controle externo com a cidadania e a melhoria da gestão pública. 

Receba as novidades do MPTCU diretamente em seu e-mail: