Integra MPTCU: Fortalecendo laços e inspirando cooperação no Ministério Público junto ao TCU

Integra MPTCU: Fortalecendo laços e inspirando cooperação no Ministério Público junto ao TCU

04/07/2025

Evento promove integração entre gabinetes, celebra o legado institucional e reforça o compromisso com um ambiente de trabalho saudável e colaborativo

Na tarde desta quinta-feira (3/7), o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) reuniu autoridades, servidores e colaboradores na sede do Instituto Serzedello Corrêa para o evento “Integra MPTCU”.  O encontro teve como objetivos conectar gabinetes, estimulando uma cooperação cotidiana assertiva; celebrar o legado do MPTCU e inspirar compromissos práticos monitorados pelo Gabinete de Apoio Executivo (Gaex). Em seu pronunciamento de abertura, a procuradora-geral do MPTCU, Cristina Machado, fomentou a importância dessa iniciativa: “Um momento que vai além da rotina de trabalho e que nos permite olhar para a nossa instituição sob uma perspectiva diferente, a de quem compartilha uma mesma missão e constrói, juntos, o dia a dia do nosso Ministério Público.” O procurador Rodrigo Medeiros também participou ativamente do evento.

Durante a programação, os participantes foram divididos em equipes para uma dinâmica de integração entre os gabinetes. A atividade consistiu em construir uma ponte que serviria de travessia para todos, e cada equipe ficou responsável por um módulo. Após a dinâmica, houve um momento de reflexão sobre o processo de trabalho, o planejamento, a tomada de decisões e as ações realizadas. E mais, como cada um se portou e como poderiam aprimorar o trabalho do dia a dia através dos ensinamentos individuais gerados durante a atividade em grupo. Por fim, todos foram convidados para uma confraternização, promovendo-se uma integração bem leve e festiva.

Com essa iniciativa, o MPTCU reiterou seu compromisso com o bem-estar e o companheirismo de todo o time. “Além disso, não podemos esquecer a importância de mantermos um ambiente de trabalho saudável. Um ambiente onde as pessoas se respeitem, se ajudem, dialoguem e reconheçam o valor umas das outras. A convivência profissional pode – e deve – ser leve, cordial e produtiva. Afinal, passamos boa parte dos nossos dias juntos, e quando o ambiente é positivo, tudo funciona melhor”, afirmou a procuradora-geral.