A ferramenta, de iniciativa do TCU, ajuda a monitorar políticas ambientais e mostra como tecnologia e cooperação podem enfrentar desafios climáticos.
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) tem se consolidado como um ator estratégico na promoção da sustentabilidade socioambiental e no enfrentamento das mudanças climáticas. Em 2024, o órgão destacou seu apoio à ferramenta ClimateScanner, iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) no âmbito da presidência da Organização Internacional de Instituições Superiores de Controle (INTOSAI) e apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), em Baku, Azerbaijão.
Desenvolvido com o apoio do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o ClimateScanner já inspirou mais de 100 países na análise de esforços relacionados à políticas públicas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, promovendo uma visão ampla e colaborativa sobre as ações necessárias para enfrentar os desafios ambientais globais.
A importância da contribuição dessa iniciativa estratégica ganhará maior notoriedade com a realização da COP30, em novembro deste ano, em Belém/PA, ocasião em que o Brasil receberá líderes globais, especialistas e organizações para discutir e negociar soluções para as mudanças climáticas. Nesse contexto, o Climate Scanner, por meio de dados precisos e análises robustas, permitirá avaliar de forma sistemática e comparativa as políticas e ações climáticas adotadas pelos países. Essa avaliação é essencial para identificar lacunas, compartilhar boas práticas e promover a transparência e a responsabilidade na implementação de compromissos climáticos.
Além disso, a ferramenta – pela qual o TCU foi recentemente homenageado com a distinção internacional Acknowledgement of Inspiration, da INTOSAI WGEA – fortalece a capacidade das instituições de controle de monitorar e avaliar a efetividade das políticas públicas ambientais, constituindo-se num exemplo claro de como a tecnologia e a cooperação internacional podem ser utilizadas para enfrentar os desafios climáticos e garantir um futuro mais equilibrado e seguro para todos. Nesse âmbito, o apoio do MPTCU ao ClimateScanner reflete o compromisso do órgão com a sustentabilidade socioambiental e com a promoção de políticas públicas eficazes para enfrentar as mudanças climáticas, contribuindo para a construção de um cenário mais sustentável e resiliente.